Enfermeiras piauienses participam de Curso de Consulta de Enfermagem Obstétrica em BH

Capacitação faz parte da parceria entre Cofen, Conselhos Regionais e Sofia Feldman, que busca qualificar Saúde Reprodutiva

Aconteceu nesta manhã, 27/06, a aula inaugural da III Turma Externa do “Curso de Consulta de Enfermagem Obstétrica com a Utilização da Ferramenta Ultrassonagráfica para Enfermeiros Obstétricos”, no Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte. O público-alvo são enfermeiros (as) obstétricos (as) que atuam na rede pública.

O curso é parte de uma parceria entre Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselhos Regionais de Enfermagem, Hospital Sofia Feldman e municípios.  No Piauí, participam do projeto os seguintes municípios: Altos, Miguel Alves, Demerval Lobão, Piripiri, José de Freitas, União, Oeiras, Picos, Floriano e Bom Jesus.

A iniciativa promove a realização de dois cursos, “Enfermagem com Ênfase na Saúde Reprodutiva”, com foco nos métodos contraceptivos, incluindo a capacitação para a inserção do DIU – Dispositivo Intrauterino, e “Curso de Consulta de Enfermagem Obstétrica com a Utilização da Ferramenta Ultrassonagráfica para Enfermeiros Obstétricos”, que inclui a capacitação dos profissionais para realização de exames de ultrassonografia (US).

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Enf. Antonio Neto, acompanhou a solenidade de abertura de forma virtual juntamente com representantes do Cofen, Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI).

Antonio Neto falou sobre a importância da iniciativa para o fortalecimento da Enfermagem piauiense e o seu consequente impacto positivo nas vidas das mulheres: “Quando oferecemos tecnologias para que enfermeiros possam realizar esse tipo de procedimento, asseguramos que mais mulheres, muitas em vulnerabilidade social, tenham acesso à saúde, ao planejamento reprodutivo e a um pré-natal de qualidade. Espero mais municípios tenham acesso a esse projeto”, disse.

“A capacitação nos dá possibilidade de uma maior resolutividade com o paciente. Estamos encantadas com o serviço do Sofia Feldman, onde a utilização da ferramenta ultrassom é uma prática comum. Para o Piauí, o uso da ferramenta tecnológica contribuirá para a qualidade da assistência, além da prevenção de problemas na gestação e pré-natal, reduzindo morbimortalidade materna e infantil. Somos gratas pela oportunidade”, comentou a enfermeira obstetra Nayanna Oliveira, do município de Demerval Lobão.

O Coren-PI parabeniza as enfermeiras obstétricas Nayanna Oliveira, Ivana Lira, Fernanda Morais e Socorro Silva pela participação no curso e deseja que a experiência seja bastante proveitosa.

Base Legal — A consulta de Enfermagem na área da saúde sexual e reprodutiva tem amparo na Lei do Exercício Profissional da Enfermagem,  no inciso II do Art. 8º do Decreto nº 94.406/1987, que regulamenta a Lei nº 7.498/1986. O procedimento também está incluído no protocolo de procedimentos técnicos do Ministério da Saúde e é normatizado pela Resolução Cofen 690/2022, que versa sobre a atuação do enfermeiro no planejamento familiar e reprodutivo.

• Fátima Sampaio

Avante Enfermagem Obstétrica piauiense 👏👏👏🌸🌹🌺. Um grande abraço e o reconhecimento às Enfermeiras Obstétricas do Hospital Sofia Feldman (Vera Bonazzi, Lélia Madeira, Raquel, Sintia, Nágela, Adrinez…)pelo protagonismo e inovação na qualificação da prática de Enfermagem Obstétrica!