Semana da Enfermagem 2022 Coren-PI alcança aproximadamente três mil profissionais

A Semana da Enfermagem é o período mais importante do calendário nacional da categoria. O intervalo compreende datas marcantes de dois grandes personagens da Enfermagem mundial, Florence Nightingale e Ana Néri. A primeira nasceu em um 12 de maio e a segunda faleceu em um 20 de maio. Por esse motivo, diversas atividades educativas, de reconhecimento e valorização da categoria são realizadas neste espaço de tempo.

Após dois anos de pandemia da Covid-19, em que atividades presenciais estavam suspensas, a Semana da Enfermagem Coren-PI 2022 teve como proposta descentralizar suas atividades. De acordo com as localizações da sede e das subseções, foram realizados eventos em Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos. A programação seguiu o calendário do mês de maio, estendendo-se até meados do mês de junho, e teve como base o tema central, estabelecido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen): Avanços e Conquistas no Exercício Profissional da Enfermagem.

Aproximadamente cem instituições de saúde e ensino foram contempladas com palestras, minicursos e visitas técnicas. Sendo: 35 realizadas no município de Teresina e 63 (sendo 8 visitas técnicas) no interior do Piauí, com a participação de aproximadamente 3 mil profissionais de Enfermagem.

Um dos profissionais que compuseram a mesa de honra na solenidade de Picos, o técnico de Enfermagem Jackson Wellington parabenizou o Coren-PI pela iniciativa e destacou a importância do evento para a região: “Estive representando os técnicos e auxiliares de Enfermagem da Região do Vale do Guaribas. Esse tipo de iniciativa traz uma representatividade enorme para todos nós que somos parte de toda a engrenagem que move a Enfermagem e a Saúde. Espero que tenhamos mais ações nesse sentido, parabéns ao Coren-PI”, disse.

Entre os temas abordados tivemos: Atualizações e Diretrizes de Reanimação Cardiopulmonar (RCP); Segurança do Paciente para uma assistência segura; Previne Brasil e os indicadores da Atenção Básica; Legislações Éticas dos Profissionais de Enfermagem; O empoderamento dos Profissionais de Enfermagem nos Serviços de Saúde; A Enfermagem Obstétrica como ferramenta de empoderamento da profissão e humanização da assistência.

“Foi um momento em que fortalecemos o nosso conselho e a Enfermagem. Com uma excelente aceitação e participação dos profissionais de Enfermagem, temas importantes como os avanços políticos e as recentes conquistas foram amplamente debatidos, além da promoção de conhecimento, por meio das capacitações. Fizemos uma Semana da Enfermagem histórica. A todos, o meu muito obrigado”, agradeceu o presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto.

A conselheira Geórgia Menor, coordenadora da Comissão de Eventos do Coren-PI, destacou o sucesso da Semana: “A Semana da Enfermagem do Coren-PI 2022 foi uma das maiores realizadas pelo conselho. Estivemos presentes de Norte a Sul do estado em momentos importantes de integração, confraternização e compartilhamento de conhecimentos. É muito bom poder ouvir as impressões e sugestões dos profissionais de perto”, concluiu.