Coren-PI participa de encontro de alinhamento estratégico em comunicação dos Conselhos de Enfermagem

Em 6º Seminário, assessores e porta-vozes discutiram avanços da categoria e projetaram futuro da profissão

Os dias 19 e 20 de julho foram de debates, reflexões e construções em equipe para os assessores de comunicação e representantes dos conselhos Federal de Enfermagem (Cofen) e Regionais de Enfermagem (Coren) de todo o país. Representaram o Coren-PI: o conselheiro presidente, Enf. Antonio Neto, o coordenador da Comissão de Eventos, conselheiro T.E. Wendel Alves e a assessora de Comunicação, Ana Lara Marques.

Sediado na maior cidade da federação, o 6º Seminário de Alinhamento Estratégico de Comunicação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem possibilitou aos participantes análises relativas aos avanços da profissão, discussões sobre como agregar mais valor à imagem da categoria, detalhes da legislação eleitoral do Sistema, bem como o conhecimento sobre estudos de caso e a definição de novas metas de trabalho em equipe.

“Neste momento de luta pelo nosso piso salarial, o trabalho das assessorias de comunicação dos Conselhos de Enfermagem foi essencial para sensibilizar politicamente a categoria e expandir a nossa voz. É um trabalho de excelência, que deve ser reconhecido e valorizado”, discursou a presidente do Cofen, Betânia Santos. “Ganhamos cada vez mais espaço na mídia por causa do trabalho de profissionais de comunicação que se dedicam a expor a nossa difícil realidade. Profissionais que estão mostrando o quanto a Enfermagem é indispensável para toda a sociedade”, emendou o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) e anfitrião do evento, James Francisco dos Santos.

Para o chefe da assessoria de comunicação do Cofen, Neyson Freire, o prolongamento da pandemia, o avanço da vacinação e a luta da Enfermagem brasileira pelo piso salarial levaram os Conselhos aos editoriais e ao centro do debate político. “Conseguimos figurar nas mídias sociais, na imprensa nacional e internacional com campanhas sensíveis, posicionamentos responsáveis e relevância significativa, com foco em objetivos estratégicos que, hoje, se materializam como fatores transformadores da realidade da categoria”, considera.

Esse trabalho inverteu o status quo e deu voz a quem não tinha vez no debate público. “Mais do que um órgão de fiscalização e controle do exercício profissional, os Conselhos de Enfermagem estão se firmando como órgãos de comunicação, com relevante função social, capazes de fazer reverberar a opinião de trabalhadoras e trabalhadores que sempre foram excluídos das narrativas, mas que, hoje, são protagonistas da saúde pública na mídia nacional e internacional”, completou Freire.

“Os nossos comunicadores conseguem transformar as nossas decisões em informações de valor para a sociedade. Hoje, quando a mídia nacional e internacional busca informações sobre saúde pública, busca nos Conselhos de Enfermagem, pois são fontes seguras e confiáveis. É um trabalho que merece valor, pois coloca em evidência as nossas ações produtivas. Graças à comunicação, temos avançado”, frisa o vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos Freire.

Dentro da programação do evento, os assessores de comunicação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem debateram sobre a percepção de valor à imagem da categoria a partir de histórias, conheceram mais detalhes sobre o impacto da “internet 3D” na percepção das pessoas, tiveram acesso ao panorama do ano eleitoral, aos desafios da democracia, entre outros temas.

Fonte: Ascom – Cofen e Coren-PI