4º ENATEPI promove conscientização, conhecimento e empoderamento de auxiliares e técnicos de Enfermagem

Nos dias 21 e 22 de julho, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou o 4º Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Piauí (ENATEPI), em Teresina. Os técnicos e auxiliares representam 75% dos quase 45 mil inscritos no Coren-PI. São a base da Enfermagem, executando a maioria das ações na assistência à saúde da população.

Contando com a participação de profissionais de Enfermagem, e estudantes, de vários municípios piauienses e de convidados de outros estados, o evento permitiu aos presentes o contato com temas fundamentais para a melhoria da atuação e conscientização desses profissionais. De minicursos sobre o programa nacional de imunização e suporte básico de vida a palestras e mesas redondas que trataram dos avanços políticos, empreendedorismo, empoderamento profissional, entre outros temas.

A técnica de Enfermagem Silvana Monteiro atua no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e no Hospital Universitário do Piauí (HU-PI), e esteve presente no ENATEPI nos dois dias: “Foi um evento bastante proveitosos. Os temas abordados foram muito bem escolhidos. Vejo com bons olhos essa iniciativa, que favorece a aproximação dos técnicos e auxiliares do conselho”, disse.

Dia 21, nossos participantes atualizaram seus conhecimentos sobre os avanços políticos decorrentes da aprovação do PL2564/20 e da Emenda Constitucional Nº 124 (oriunda da PEC 11). “É fundamental que os profissionais de Enfermagem estejam por dentro do cenário político em que estamos inseridos. As recentes conquistas só foram possíveis graças à intensa mobilização, a maior dos últimos anos, da categoria. Precisamos de mais representatividade e vamos em busca disso”, comentou o presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto.

Mais tarde, o Minicurso “Suporte Básico de Vida”, conduzido pelos conselheiros: Enfª Laurimary Caminha, Enfª Deusa Helena Albuquerque e T.E. Flaviano Aragão, trouxe aprofundamento de conhecimentos técnicos. A empreendedora e influencer, de Recife, T.E. Camila Cardoso, encerrou as atividades do dia com a riquíssima palestra “Empreendedorismo na Enfermagem”.

A programação do dia 22 de julho foi iniciada pela mesa redonda: “As entidades de classe para o empoderamento do auxiliar e técnico de Enfermagem”, onde os integrantes debateram e instigaram os presentes a respeito da relevância da representatividade da Enfermagem. Em seguida, o enfermeiro Átila Sousa ministrou palestra sobre as boas práticas para o processamento de produtos na atenção primária e hospitalar.

“No 4º ENATEPI, podemos trabalhar a valorização, promover capacitações e fomentar a autoestima desses profissionais que estão 24h com o paciente. São essenciais não só para a equipe de Enfermagem e para a Saúde, como também para a sociedade”, resumiu a conselheira tesoureira Leone Damasceno, que representa auxiliares e técnicos de Enfermagem na Diretoria do Coren-PI.

Finalizando as atividades, a enfermeira Camilla Castelo Branco detalhou o Programa Nacional de Imunização abordando a importância dos auxiliares e técnicos nesse processo. Ainda dentro da temática, a T.E. Geudia Maria Portela compartilhou um pouco da sua experiência atuando na sala de vacina do Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPMPI).