Retirada de acesso venoso central, dreno de penrose e suctor são atos privativos do enfermeiro

Parecer foi relatado pela conselheira Enfª Laurimary Caminha e aprovado por unanimidade pelo Plenário do Coren-PI

Conselheiros participam da 569ª ROP do Coren-PI

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) aprovou, nesta quinta-feira, 28/07, durante a 569ª Reunião Ordinário de Plenário (ROP), o parecer Nº 04/2022, que atesta que a retirada de acesso venoso central, dreno de penrose e suctor no ambiente hospitalar são atos privativos do enfermeiro.

No âmbito da equipe de Enfermagem, compete ao enfermeiro a realização do procedimento de retirada de drenos de diferentes tipos, desde que prescritos pelo médico, e cabe ao auxiliar e ao técnico de Enfermagem o auxílio nesses procedimentos.

Do mesmo modo, é de responsabilidade do enfermeiro a orientação e supervisão da equipe na realização dos cuidados e técnicas corretas quanto à manipulação do acesso venoso central, uma prática comum entre técnicos e auxiliares. Já a retirada do acesso, por tratar-se de um cuidado que exige maior complexidade técnica e que determina conhecimento de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas, é um ato exclusivo do enfermeiro.

O parecer ressalta ainda que, além da capacidade técnica, todas as ações descritas devem ser conduzidas pela elaboração efetiva da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e subsidiadas por protocolos institucionais que padronizem os cuidados prestados, a fim de garantir uma assistência de Enfermagem segura.

É importante que o profissional esteja atento às normatizações vigentes e atualizações a respeito do assunto, o que pode ser feito por meio de consultas periódicas nos sites do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e do Coren-PI.