Em parceria com Sesapi e SAMU Teresina, Coren-PI promove capacitação para implantação de linhas de cuidado para IAM e AVC

Está em processo de implantação no Piauí as linhas de cuidado para Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC). No último dia 24 de outubro, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) recebeu a equipe da linha de cuidado para IAM e AVC, representados pela empresa Allm em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), para promover uma capacitação dos profissionais para identificação precoce dos sintomas e padronização do tratamento, tendo como objetivo a otimização dos serviços de atendimento.

De acordo com dados do portal de Transparência do Registro Civil, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, o acidente vascular cerebral já matou 87.518 brasileiros, de 1º de janeiro até 13 de outubro deste ano. O número equivale à média de 12 óbitos por hora, ou 307 por dia, e faz do AVC a principal causa de morte no país. No mesmo período, o infarto vitimou 81.987 pessoas.

Diante de números tão alarmantes, que podem ser reduzidas com um atendimento adequado e imediato, é fundamental que as equipes de socorro estejam sempre preparadas com as técnicas mais precisas e atuais. A expectativa é de que a implementação das linhas de cuidado IAM e AVC contribua para o salvamento de muitas vidas em nosso estado.

Nessa primeira capacitação, o enfermeiro educador científico Paulo Henrique foi o responsável pela condução das atividades, que tiveram os profissionais médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Teresina (SAMU Teresina) como público-alvo. Paulo Henrique iniciou o treinamento explanando sobre o algoritmo de atendimento ao paciente e os indicadores de qualidade da assistência. Em seguida, apresentou a plataforma Join, que será utilizada como ferramenta para otimização do atendimento ao paciente. A ferramenta dispõe de uma equipe de cardiologistas e neurologistas 24 horas, por meio da telesaúde e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Essa padronização tem como foco a ampliação, agilidade e qualificação dos serviços de atendimento, promovendo a melhoria da assistência à população e resultando na redução da morbimortalidade causada por essas ocorrências”, pontuou a conselheira do Coren-PI, Enfª Laurimary Caminha, que atua no SAMU Teresina.

FONTE: Coren-PI com informações SAMU Teresina e Agência Brasil