Em Teresina, Coren-PI conscientiza sobre vacinação contra a Covid-19 em gestantes e lactantes

Dando ênfase ao tema da IX Marcha Pela Humanização do Parto: “Gestantes e lactantes, a vacina contra a Covid-19 salva! Vacinem-se!”, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) promoveu, entre os dias 04 e 08 de abril, uma série de atividades em hospitais e maternidades de Teresina.

A Marcha Pela Humanização do Parto é um evento organizado pelo conselho regional que já faz parte da cultura da Enfermagem teresinense, e de outros profissionais da Saúde e seguimentos da sociedade, desde 2013. Ano passado, em virtude das incertezas ocasionadas pela pandemia, o evento, que aconteceria no mês de dezembro, precisou ser adiado e teve o seu formato repensado.

Para além da reflexão e respeito aos diversos aspectos individuais, culturais e emocionais que envolvem a humanização da assistência no ciclo gestacional, a IX Marcha Pela Humanização do Parto apresentou-se com uma proposta de conscientizar sobre a importância da vacinação contra Covid-19.

Nos dias 04, 05, 07 e 08 de abril, representantes do Coren-PI e estudantes de instituições de ensino parceiras visitaram unidades de saúde e maternidades de Teresina, onde as atividades foram desenvolvidas. Por meio de palestras, rodas de conversas e utilizando recursos didáticos como cartazes, banners e folders, as ações buscaram mobilizar os profissionais de Enfermagem das unidades e as gestantes internadas ou em consultas de rotinas.

“A nossa ideia foi conscientizar, de maneira descontraída, sobre a importância da vacinação contra a Covid-19. Acreditamos que aliando integração, acolhimento e informação, conseguimos ser mais assertivos na abordagem, tanto com os profissionais de saúde, como com a próprias gestantes e lactantes que estavam nas instituições no momento das ações”, explicou a conselheira do Coren-PI, Geórgia Menor.

Na segunda, dia 04, os conselheiros T.E. Wendel Alves e Enfª Deusa Helena Albuquerque, acompanhados dos alunos da CEUPI, visitaram a Maternidade Wall Ferraz. Dia 05 foi a vez das conselheiras T.E. Diana Matos e T.E. Geórgia Menor visitarem a Maternidade Buenos Aires. Os estudantes do Grau Técnico Teresina participaram da ação.

Já no dia 07, as atividades foram realizadas na Unidade Básica de Saúde Valdinar Pereira, sendo conduzidas pelas conselheiras Enfª Elisângela Varonil e Enfª Deusa Helena Albuquerque, acompanhadas dos alunos da Escola São Camilo. Finalizando a mobilização, na sexta-feira, dia 08, as conselheiras Geórgia Menor e Leone Damasceno, em conjunto com os estudantes da Estácio, visitaram a Maternidade Dona Evangelina Rosa.