O Piauí teve duas profissionais entre os 33 profissionais homenageados com a maior honraria da enfermagem brasileira, o Prêmio Anna Nery, como parte da programação do 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), em Recife-PE. As enfermeiras Nancy Nay Leite de Araújo Loiola Batista, indicada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), e Tatiana Maria Melo Guimarães, escolhida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), receberam a congratulação.
A honraria, concedida pelo Sistema Conselho Federal/Conselhos Regionais de Enfermagem, reconhece anualmente o protagonismo de profissionais que se destacam pela relevante contribuição e dedicação ao desenvolvimento da Enfermagem brasileira. Os 14 conselheiros que compõem o plenário do Coren-PI prestigiaram a solenidade, realizada na noite da última terça-feira, 17.
Formada há mais de 35 anos, Nancy acumula uma longa e respeitada trajetória. Com especializações em diversas áreas, além de um mestrado em Enfermagem, ela se destacou não só como enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF), mas também como professora em instituições públicas e privadas, formando centenas de profissionais de saúde que hoje atuam no Piauí e no Maranhão.
Atuando na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Poty Velho, Nancy idealizou projetos inovadores como o “Esquadrão Anti-Quedas: me segura senão eu caio”, focado em prevenir quedas de idosos, e o “Memória Ativa”, voltado para o resgate de histórias e lendas contadas pelos pacientes mais velhos. Seu trabalho pioneiro não para por aí. Recentemente, implantou o primeiro ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) em Teresina, reforçando a importância de terapias alternativas no cuidado integral à saúde. “Esse prêmio é muito especial pelo reconhecimento de meu trabalho na minha Família e comunidade e na formação de novos profissionais. Eu dedico esse prêmio a meus pais, pelo exemplo de cidadão que me deram, e minha mãe, que jovem sonhava em ser enfermeira. Eu realizei o sonho dela”, disse a indicada pelo Coren-PI.
Já a enfermeira obstetra Tatiana Guimarães possui uma carreira de 21 anos, tendo sido presidente do Coren-PI e conselheira federal do Cofen. Há duas décadas, trabalha na Atenção Primária à Saúde, em Teresina, e atua como plantonista na Maternidade do Buenos Aires, também na capital piauiense. Além dessas funções, Tatiana é professora e atualmente chefia o Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Cofen. Para ela, essa premiação é um grande sonho de todo profissional de Enfermagem e “representa a certeza da escolha profissional, a Enfermagem é a minha grande missão de vida. Eu dedico a todos os pacientes que de alguma forma eu tive o prazer de cuidar e de realizar o meu sonho de ser enfermeira ao tocar a sua alma com a delicadeza que só a Enfermagem tem”, agradeceu Tatiana.
O presidente do Coren-PI, Samuel Freitas, felicitou as duas piauienses homenageadas. “Estamos muito orgulhosos. É extremamente gratificante ver o esforço de duas profissionais exemplares sendo devidamente valorizado”, declarou.
A paixão das duas pela Enfermagem é visível em cada etapa e projeto de suas brilhantes carreiras. O recebimento do prêmio não apenas celebra as trajetórias de dedicação à enfermagem, mas também simboliza o impacto transformador que duas profissionais comprometidas podem ter em suas comunidades e na formação de novas gerações. O Piauí está orgulhoso dessas conquistas!