Coren-PI cobra celeridade e transparência no processo de implementação do Piso no estado

Representantes da autarquia foram recebidos pelo secretário de saúde nesta quinta-feira, 28

Secretário garantiu que há um esforço da gestão no sentido de garantir o pagamento do piso

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Enf. Antonio Neto, o conselheiro Enf. Samuel Freitas e o assessor de gabinete, Enf. Arthur Antunes, foram recebidos pelo secretário de estado da saúde, Antônio Luiz, para tratar sobre o andamento do pagamento do Piso Salarial da Enfermagem para profissionais vinculados à rede pública estadual. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), nesta quinta-feira, 28/09.

Na última semana, o governador Rafael Fonteles sancionou lei que regulamenta o repasse de verbas da União para pagamento do piso aos profissionais do estado, mas alguns ajustes ainda impedem essa aplicabilidade de forma integral.

De acordo com a gestão, existe um esforço conjunto para que todas as lacunas sejam preenchidas e o pagamento seja possível. “O secretário reconheceu a existência de entraves junto ao InvestSUS, plataforma que está sendo utilizada pelo Ministério da Saúde como base de dados. Pedimos celeridade nesse processo e nos colocamos à disposição da pasta para contribuir no que for necessário. Nosso desejo é que esse direito, assegurado em lei, seja realidade o mais rápido possível”, explicou o presidente do Coren-PI. Nos próximos dias, o conselho participará de uma nova reunião na Sesapi, com a participação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS).

O Coren-PI aproveitou a oportunidade para reivindicar o cumprimento da lei estadual 7.724/2022, que estabelece carga horária de 30 horas semanais para os profissionais de Enfermagem da rede pública estadual. Ainda no mês de junho, buscando garantir o direito dos profissionais da categoria, a autarquia acionou a Justiça Federal e aguarda decisão.

O conselho reafirma o seu compromisso de permanecer ao lado dos profissionais da categoria na incansável busca pela efetiva implementação do Piso da Enfermagem, conforme estabelecido pela Lei Federal 14.434/2022.