Brasil está entre os países com maior número de mortes por Covid-19

País registrou 136 mortes ontem com expansão das novas subvariantes

Ciclo vacinal completo reduz risco de contaminação pela covid-19 e agravamento do quadro

O Brasil voltou a estar entre os países mais afetados pela Covid-19, com o aumento dos casos no mês de novembro.

Nos últimos sete dias, foi registrado um crescimento de 113% nos óbitos, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgados na última quarta-feira (30/11). Desde o início da pandemia, foram 689.853 mortes.

Controlada pela vacinação em massa, a doença voltou a crescer com o registro de duas novas subvariantes da ômicron, a BQ.1 e a XBB. O mais recente Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já apontava tendência de alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG), associada ao agravamento da Covid-19, em 19 estados.

Prevenção – “É importante que a população complete o ciclo vacinal, além de adotar medidas de controle da transmissão, como lavagem frequente das mãos e uso de máscaras em locais fechados”, explica o enfermeiro Eduardo Fernando, coordenador do Comitê Gestor da Crise (CGC/Cofen). Desde o início da semana, o uso de máscaras voltou a ser obrigatório nas unidades (sede, subseções e escritórios administrativos) do Coren-PI, e na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em Brasília.

Os sintomas iniciais da Covid-19 são similares aos de outras infecções respiratórias, podendo incluir coriza, dor de garganta, tosse, dores no corpo, dor de cabeça, cansaço e febre. Pessoas sintomáticas devem ser testadas. A doença tem risco de agravamento e pode causar sequelas de médio e longo prazo, sobretudo em pacientes sem o ciclo vacinal completo.

Fonte: Ascom – Cofen, com informações da OMS e Fiocruz