Coren-PI e Sesapi articulam assinatura de termo de cooperação técnica

Iniciativa visa melhoria dos indicadores de gestão da Atenção Primária à Saúde do estado

Na manhã do última quinta-feira, 02/03, representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) e da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) estiveram reunidos, na sede da Secretaria. O encontro teve como pauta principal o fortalecimento da parceria e a articulação de um termo de cooperação entre as duas instituições. A finalidade da iniciativa é a melhoria dos indicadores de gestão da Atenção Primária à Saúde do estado, por meio de ações como a elaboração de protocolos assistenciais de Enfermagem e promoção de capacitações.

Os protocolos assistenciais regulamentam as atividades desenvolvidas no exercício da Enfermagem e são fundamentais para que os profissionais atuem de acordo com as resoluções de normatização vigentes. Já as capacitações contribuem para a qualificação profissional e contribuem para a melhoria dos serviços de Saúde.

Para o conselheiro do Coren-PI, Samuel Freitas, a parceria com a Sesapi vai contribuir para a melhoria dos serviços de Saúde e com o trabalho que vem sendo realizado pelo conselho: “Nosso objetivo é fazer a diferença na área da Saúde e nas vidas das pessoas. Possibilitar melhorias na prática. Essa parceria será muito importante nesse processo”, disse.

A comitiva do Coren-PI aproveitou a ocasião para apresentar alguns projetos que estão em andamento, em especial, nas áreas de Saúde da Mulher e Saúde Sexual e Reprodutiva, e que visam a ampliação do acesso das piauienses às políticas públicas voltadas para essas temáticas.

Participaram da reunião, pelo Coren-PI, o presidente, Antonio Luz Neto, e o conselheiro Samuel Freitas. Pela Sesapi, a gerente da Atenção Primária, Enfª Bhassia Barroso e a coordenadora de Gestão em Saúde da Atenção Primária, Rosane Santana. Além da diretora, o supervisor pedagógico e o coordenador da Escola de Saúde Pública do Estado do Piauí, Maria de Jesus Dias, José Antônio Carvalho e Gildemar Silva, respectivamente.